Enterprise 2.0 and Social Business – Video – Harvard Business Review

Em poucas palavras Andrew McAfee comenta no video “Enterprise 2.0 and Social Business” algumas idéias sobre o termo cunhado por ele: Enterprise 2.0.  O termo remete a capacidade das empresas de utilizar o aparato da Web 2.0 na gestão do conhecimento. Ele expõe algumas ideias no vídeo sobre o assunto, mas o que mais me chamou atenção é algo que já comento há algum tempo com alguns colegas de profissão: algumas empresas acreditam que criar uma intranet e gerar conteúdo é fazer uma boa gestão do conhecimento.

Mesmo hoje existindo uma vasta gama de ferramentas colaborativas (oriundas da Web 2.0) para facilitar a troca de conhecimento nas empresas, a maioria delas ainda se encontra no paradigma das “intranets engessadas” com apenas poucos colaboradores gerando conteúdo que será consumido pelo resto da companhia. No video, Andrew ainda cita que a maioria dessas intranets não fazem uso do ferramental Web 2.0.

O que falta para as empresas adotarem um modelo mais eficiente de colaboração? Seria o medo oriundo da perda de controle? Gerar complexidade com requerimentos de Segurança da informação? Falta de visão? Fica a questão. E na sua empresa, como funciona a gestão do conhecimento?

Para quem se interessou e quiser saber mais, basta procurar o artigo em que ele fala sobre o tema:  “Enterprise 2.0: the dawn of emergent collaboration”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: