Abertura do Scrum: o que mudou até então?

Saiu recentemente, no artigo da InfoQ Extensões do Scrum: dois meses depois, que algumas novas extensões foram propostas no site scrum.org neste período de dois meses pós abertura do Scrum. O artigo comenta também sobre as reações da comunidade diante da abertura do Scrum para extensões. As reações ainda são diversas: alguns encaram com otimismo e acreditam na evolução da ideia, já outros pensam que a abertura foi tardia e ainda não está totalmente democrática, dependendo ainda da aprovação dos criadores do Scrum: Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

Minha opinião é que a abertura é um bom sinal e indica um bom caminho de evolução para o Scrum, mas depende muito da comunidade para ser um sucesso. Eu esperava um número maior de extensões e até mesmo uma maior discussão na comunidade sobre o futuro do Scrum pós “democratização”. Sobre o problema de ter uma centralização no processo de aprovação, nada impede que em um futuro próximo seja criado um comitê ou um grupo que suporte de maneira menos centralizada a aprovação de propostas e lide com a evolução do Scrum.

Resta aguardar e acompanhar de perto os próximos eventos do primeiro trimestre de 2012,  data na qual a equipe do scrum.org promete atualizar as extensões propostas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: