Novidades no Scrum em 2011

Scrum.org logoEsse foi um grande ano para o Scrum. Depois de alguns anos desde seu lançamento e de virar uma Buzzword nos últimos anos, chegou a hora do Scrum dar o próximo passo no seu amadurecimento e receber todo o retorno que for possível daqueles que o utilizam ao redor do mundo. Algumas grandes mudanças ocorreram nos últimos meses e eu acredito que elas darão novo fôlego à comunidade e ao próprio Scrum.

A primeira boa mudança foi a criação da associação Scrum.org, que dá um ar de  maior democracia e flexibilidade em oposição à antiga Scrum Alliance. O fato de termos uma organização com maior participação da comunidade participando da evolução do Scrum e seus produtos dá maior credibilidade, transmitindo maior confiança de que o framework não evoluirá apenas de acordo com os interesses de uma minoria.

Outro fato interessante foi a última atualização do Scrum Guide que ocorreu em meados deste ano. Ken SchwaberJeff Sutherland resolveram remodelar todo o guia, retirando dele qualquer tipo de estratégia, dica ou prática relativa ao Scrum. Eles decidiram que o guia deveria conter apenas as regras do Scrum, deixando para outras literaturas catalogar estratégias e outras dicas. Além desta mudança no foco do guia, eles também aproveitaram para reformular alguns trechos para retirar pontos que geravam más interpretações, dentre outras mudanças que foram explicadas de maneira resumida neste comentário para a comunidade. No blog da Scrum.org eles estão lançando comentários mais detalhados sobre algumas modificações importantes. O fato é que mesmo o Scrum não sofrendo maiores mudanças o seu Guia ficou com um ar mais profissional.

Para ver como ficou a nova versão basta acessar o repositório com todas as traduções dos guias. Já existe tradução para a versão em português do Brasil – 2011.

Por ultimo, mas não menos importante, tivemos o lançamento de novos processos de abertura do Scrum para modificações e extensões com participação da comunidade. Os criadores do Scrum criaram um processo de envio de sugestões e mudanças no Scrum e também criaram processo para a criação de extensões do Scrum. Em ambos os processos as propostas deverão ser enviadas pela comunidade e analisadas por um comitê antes de serem aprovadas. As modificações aprovadas serão incluídas nas novas versões do guia, que serão anuais. Já as extensões aprovadas serão catalogadas e disponibilizadas em uma biblioteca de extensões no próprio site da Scrum.org.

Todas essas novidades apontam para o caminho certo, pois a participação da comunidade é muito importante para criar um processo de evolução do Scrum que atenda a maior parte de seus usuários por todo o mundo. Sem contar que é um processo que abre caminho para uma maior inovação relativa ao framework.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: