Instalação do runtime Oracle ADF (11.1.1.4) no Weblogic (10.3.4)

Neste tutorial tratarei dos passos necessários para se ter o runtime ADF instalado em um servidor WebLogic rodando em ambiente linux. Não irei tratar neste guia os passos necessários para instalação do servidor Weblogic.

Instalaçao do runtime ADF

Download do arquivo de instalação

Para instalação do runtime ADF 11.1.1.4 devemos utilizar o instalador do Oracle Jdeveloper 11.1.1.4. Para o nosso tutorial o arquivo de instalação escolhido será o da versão Linux 32 bits.

Executando o instalador

Para executar a instalação, copie o arquivo jdevstudio11114install.bin para a máquina de destino e sigua os passos abaixo:

  1. Altere as permissões do arquivo:
    chmod a+x jdevstudio11114install.bin
  2. Execute o arquivo de instalação.
    ./jdevstudio11114install.bin

O sistema irá iniciar a extração da instalação e depois exibir a tela a seguir.

Passos da instalação do runtime ADF

Para continuar com a instalação basta seguir os passos:

  1. Clique em Próximo. O sistema irá exibir a tela de seleção de diretório da home (Middleware que deverá receber o runtime ADF) que será utilizada durante a instalação conforme figura abaixo:

  1. Selecione “Usar um Home de Middleware existente” e escolha o diretório da home instalada na qual deseja configurar o ADF (ex.: /Oracle/Middleware no caso de ter seguido as informações do tutorial anterior). Clique em Próximo para ir para a tela de seleção de componentes a serem instalados:

  1. Desmarque a opção “JDeveloper Studio” pois iremos instalar apenas o runtime ADF neste servidor. Clique em próximo. O sistema irá exibir a tela para seleção da JDK a ser utilizada.

  1. Desmarque a opção “SUN SDK…” e procure pela JDK JRockit instalada previamente com o servidor clicando em “Procurar…”. O caminho deverá ser “<caminho do servidor>/jrockit_*”. Selecione a opção da JRockit e clique em “Próximo”.

  1. O sistema irá apresentar uma tela conforme a figura acima. Confirme os diretórios selecionados para as instalações clicando em Próximo. Aguarde a instalação iniciar conforme imagem abaixo.

  1. Ao término da instalação marque a opção “Executar Quickstart” e clique em “Concluído”. Vide imagem abaixo.

Configuração do domínio no servidor WebLogic

Criando um novo domínio para o projeto

Ao executar o Quickstart após conclusão da instalação anterior, o sistema irá apresentar a seguinte tela:

  1. Selecione a opção “Getting started with WebLogic Server 10.3.4”. O Quickstart irá chamar o Wizard de Configuração do Weblogic conforme imagem a seguir.

  1. A primeira tela exibe duas opções (vide imagem abaixo). Para iniciar, selecione a opção “Criar um novo domínio WebLogic”. Clique em Próximo.

  1. Selecione agora, quais serão os produtos que deverão ser instalados no domínio. Para nosso exemplo iremos instalar apenas o Oracle JRF – 11.1.1.0 que contem dentre outras bibliotecas o suporte ao ADF. Veja na imagem abaixo as opções selecionadas e clique em “Próximo”.

  1. O sistema irá perguntar um nome e localização para o novo domínio. Não é necessário alterar a localização (que deverá vir diferente do que a da imagem abaixo, caso os locais de instalação anteriores sejam diferentes do nosso exemplo). Informe apenas um nome diferente de “base_domain” caso deseje e clique em Próximo.

  1. Agora, configure o nome e senha do usuário que será o administrador do servidor. Clique em “Próximo”.

  1. Agora escolha o modo de inicialização do servidor e a JDK a ser utilizada pelo mesmo. Para o nosso caso utilizamos o modo de Produção com a JRockit, conforme imagem abaixo.

  1. No próximo passo, o assistente de configuração irá perguntar se você deseja alterar alguma configuração extra conforme tela abaixo. Marque a opção “Servidores, Clusters e Máquina Gerenciados” apenas e clique em “Próximo”.

  1. O primeiro passo é adicionar um Servidor Gerenciado (ManagedServer) com o nome ADFServer. Mantenha as outras informações inalteradas conforme a figura a seguir.

  1. O próximo passo é a configuração de clusters, como em nosso exemplo não iremos utilizar clusters apenas mantenha a configuração inalterada e clique em “Próximo”.

  1. No próximo passo iremos criar uma máquina UNIX para o nosso domínio. Para nosso projeto nomeamos a máquina com o mesmo nome da nossa maquina física (ex.: bootes). Vide figura a seguir:

  1. Com os servidores de administração (admin, criado automaticamente), gerenciado (ADFServer) e a maquina criados, basta selecionar quais servidores irão pertencer à máquina criada (bootes), conforme vemos a seguir:

  1. Clicando em próximo o assistente irá mostrar um resumo das alterações a serem aplicadas, conforme tela abaixo:

  1. Clique em “Criar” e aguarde o termino do processo de configuração. Ao termino o assistente deverá exibir uma tela parecida com a tela abaixo, basta clicar em “Concluído” para terminar todo o processo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: